Fonte: Canva,2023.

Para início de conversa, não se sinta culpada por não se conhecer. Essa questão é social e histórica. A socialização das mulheres nos privou de informações sobre o nosso corpo e nos limitou sobre a nossa sexualidade. Esse post é um convite para te encorajar a quebrar esse padrão de não conhecer o seu próprio corpo.

Nossos órgãos internos

Nossos órgãos internos estão relacionados com nosso ciclo menstrual, a produção de hormônios, além da nossa fertilidade.

  • Útero

Ilustração: Chana de Moura, 2024.

Localizado na nossa pelve, tem formato de uma pêra invertida. É composto por camadas. A camada interna, chamada de endométrio, é uma mucosa que varia muito ao longo do nosso ciclo menstrual. É importante saber que essa parte que descama quando não ocorre a fecundação e isso gera a nossa menstruação. Todo mês nosso útero prepara o ambiente para uma possível fecundação.

As paredes do útero são formadas por tecido muscular bem grosso, que se contrai durante o parto e durante a eliminação do sangue no período menstrual (Agora você já sabe de onde vem aquela cólica).

A entrada do útero é conhecido como colo uterino. Se você inserir o dedo no canal vaginal, poderá sentir uma estrutura consistente e firme, porém macia (semelhante a pontinha do nosso nariz).

O colo do útero protege a parte interna de receber corpos estranhos, ou seja, nenhum absorvente, pênis, consegue chegar a parte interna do útero.

  • Tubas Uterinas

Localizado nas laterais do útero, em ambos os lados. A tuba uterina é um canal que serve para captar e direcionar, os óvulos liberados pelo ovário, para o útero. 

É nessa região que acontece a laqueadura tubária, um dos métodos definitivos de prevenção da gravidez. 

  • Ovários

Também localizado nas loterias do útero, encontramos dois ovários. Estruturas que têm as funções principais de produção e armazenamento dos óvulos e a produção de hormônios ligados ao ciclo menstrual à nossa sexualidade, como estrogênio e progesterona.

Olhando mais de perto: Nossa Vulva

  • Você sabe como é a sua vulva?

Uma maneira fácil de descobrir é dar uma olhada em um espelho de mão. Conhecer sua vulva é muito importante pois você poderá observar possíveis mudanças ao longo da sua vida. Você pode explorar sua vulva com os olhos e os dedos para conhecer seu formato e até sentir seu próprio cheiro. Desta forma, você saberá se alguma coisa mudar: descoloração repentina da pele ou manchas, caroços ou alteração no cheiro ou na estrutura de suas secreções. Ao notar essas mudanças, você poderá fazer uma verificação oportuna agendando uma consulta com uma enfermeira, se algo parecer errado. 

Ilustração: Chana de Moura 

 

O que é Vulva? 

A vulva é toda a região externa da nossa genitália (a parte visível). A vulva compreende os grandes e os pequenos lábios, o prepúcio ou capuz (aquela camadinha que envolve o clitóris), o próprio clitóris, no púbis (a parte mais superior e protuberante onde ficam os pelos pubianos), a abertura da uretra (o buraquinho por onde sai o xixi) e a abertura que leva à vagina. 

 

  • Hímen 

O hímen é uma fina membrana elástica em formato circular na entrada da vagina (canal muscular interno que conecta a vulva ao colo do útero). Sua forma, cor e tamanho variam de mulher para mulher.

 

Fonte: Google imagens 

  • O hímen é uma forma de comprovar a virgindade?

Não! Essa história não passa de um mito, a Organização Mundial da Saúde (OMS) reforça que não há nenhum estudo que comprove que o hímen possa provar a virgindade.

A OMS afirma que não há evidências de que qualquer método possa comprovar se houve ou não relação sexual vaginal. Além disso, segundo a ONU (Organização das Nações Unidas), o termo “virgindade” não é médico ou científico. Ao contrário: o conceito de “virgindade” é uma construção social, cultural e religiosa – que reflete a discriminação de gênero contra mulheres e meninas.

  • Existe um padrão da vulva? Não! Temos vários tipos de vulvas, com características diferentes, cada uma com sua particularidade. Há pêlos lisos, encaracolados…. Formatos e tamanhos diferentes.

Fonte: The Vulva Galery, 2023. ttps://www.thevulvagallery.com/ 

  • Qual a função da vulva?

Naturalmente, a região externa do genital a qual chamamos de vulva possui muitas funções. A vulva inclui várias estruturas, como por exemplo a uretra por onde liberamos a urina e a vagina que liberamos a menstruação, acessamos o colo do útero, mantemos relações sexuais com penetração e parimos. Portanto, a vulva está envolvida no processo da sexualidade e reprodução humana.

Mas é também na vulva onde se encontra o clitóris, um órgão cuja única função é de proporcionar prazer e que está diretamente relacionado aos orgasmos. E ainda as glândulas de Bartholin e glândulas Skene, que são responsáveis pela lubrificação e pela ejaculação feminina, respectivamente, e que estão ligadas ao nosso ciclo de resposta sexual. Ou seja, estão envolvidas com a nossa excitação, desejo e prazer!

  • Clitóris

O clitóris é uma parte maravilhosa da anatomia humana, dedicada exclusivamente ao prazer sexual! É um órgão que possui cerca de oito mil terminações nervosas, sendo uma das regiões com mais sensibilidades no corpo humano

 

Anatomia do clitóris 

Glande: A parte visível do clitóris. ‘’O famoso botão do prazer!’’. Possui tamanhos variáveis e aumenta durante a excitação. Pode ser parcial ou completamente coberta por um capuz de pele.

Prepúcio: Dobra de pele que age como o capuz do clitóris. Se você o puxar para trás, verá toda a glande do clitóris exposta.

Corpo, capuz e bulbo: Parte do clitóris não visíveis, estas ficam escondidas na vulva. Quando ficamos excitadas, essa parte se enche de sangue, aumentando de tamanho e levando o tecido do clitóris para mais perto do canal vaginal, ampliando a sensibilidade. 

Abertura Vaginal

A abertura vaginal faz parte da vulva. É a entrada da vagina e está localizada entre a uretra e o períneo.

Abertura uretral

A abertura uretral é uma pequena abertura localizada entre a abertura vaginal e a glande do clitóris. É daqui que você urina.

Períneo

O períneo é uma estrutura complexa que reveste o assoalho pélvico e é importante para a continência e o prazer; inclui vários músculos e tendões que estão ligados ao cóccix e à pelve. Seu centro está sob a pele, entre a vulva e o ânus. É uma área sensível, pois os músculos sob a pele contêm muitos nervos sensoriais e vasos sanguíneos.

Autor: Thayná Oliveira Paixão

Referências:

Austria, Giovanna. O que é vulva? Lábios Livres. 2022. Disponível em: https://labioslivres.com/o-que-e-vulva/. Acesso: 05/11/2023

Mc Gowan, Marcela. Senta que nem moça: Um guia descomplicado sobre sexualidade e prazer. São Paulo, 2021. 256p.

Atalanta, Hilde. The Vulva Gallery. Amsterdã, 2023. Disponível em: https://www.thevulvagallery.com. Acesso: 05/11/2023

Netter, Frank H. Editora: Elsevier, Edição: 7ª, Local de Publicação: RIO DE JANEIRO, Ano de Publicação: 2019. Ano do Material: 2019, Tipo de Material: LIVRO.

Mc Gowan, Marcela. Senta que nem moça: Um guia descomplicado sobre sexualidade e prazer. São Paulo, 2021. 256p.

Organização Mundial de Saúde. Agências das Nações Unidas pedem a proibição de testes de virgindade. OMS, 2018. ONU – Organização das Nações Unidas.

Translate »
Skip to content