Fonte: Mandala Lunar, 2024.
Para se conhecer é preciso se auto-observar e dar ouvidos às suas necessidades com atenção e descobrir em você um universo particular. Fazer registros diários é dar espaço para as lembranças, e assim uma maneira de organizar os pensamentos, comportamentos e percepções que podemos acessar e analisar. É importante dizer que você possui individualidades que te caracterizam por si próprio, ou seja, você é única.
Como posso me conectar? Uma dica é preparar um ambiente tranquilo e utilizar algo que você gosta, por exemplo, em um lugar que você gosta e se sinta confortável, utilizando velas aromáticas. As velas podem te ajudar a relaxar e a conectar-se.
1. Percepção de si
Reserve um tempo para você refletir sobre seu dia. Pense em como foi fazer parte do ambiente em que esteve e quais sentimentos foram vivenciados. Escreva livremente o que vier na memória. Se não desejar escrever, grave um vídeo ou áudio, o importante é registrar.
Revele seus sonhos, pensamentos, tristeza, desafios. Sem filtros. Ao compartilhar sobre você, em algum momento no futuro, poderá ler seus escritos e perceber com clareza o estado mental e emocional de cada momento. Escrever nos ajuda a organizar os pensamentos, além de contribuir para o equilíbrio da nossa saúde mental.
- Nível de energia: Comunicativa, com pouca energia, sem vontade de socializar.
- Emoções: Tranquila, equilibrada, com raiva, feliz, cansada, pensativa, amorosa, generosa.
- Expressão de si: Esportes, arte, música, dança, concentração, criatividade.
2. Percepção física
Para além dos nossos sentimentos, registre sua saúde física. Em meios aos hábitos diários observe quais são as sensações físicas vivenciadas.
‘’Como está minha saúde?’’, ‘’ Tenho sentido dores?” Anote o local, frequência, em que momento essas dores ou incômodos surgem.
- Saúde: Cansada, ansiosa, indisposta, dor (especificar onde), se sim, nível de dor e frequência.
- Se menstruar e puder anote seu ciclo menstrual e os sintomas (se possível baixe algum aplicativo no celular para acompanhamento do ciclo menstrual).
- Se estiver passando pelo climatério, anote suas experiências, sensações, sintomas.
3. Dica de Ferramenta para você utilizar nessa jornada!
Mandala Lunar – é um diário com o propósito de facilitar uma maior conexão com nosso corpo e também com a terra e os ciclos naturais, resgatando e unindo conhecimentos tradicionais e contemporâneos, arte e autoconhecimento em uma ferramenta curadora e transformadora para mulheres
Clique aqui e conheça a Mandala Lunar.
Presente Mandala Lunar para baixar. Clique aqui!
Autor: Thayná Oliveira Paixão
Referências:
Autoconhecimento. In: Oxford Languages, Dicionário Online de Português. 2023. Disponível: https://languages.oup.com/google-dictionary-pt/. Acesso em: 20/11/2023
HOLTHAUSEN, Ieve; ANDRADE, Naila (Orgs.). Mandala Lunar 2024: um caminho de autoconhecimento. Porto Alegre: Mandala Lunar, 2024.