O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres em todo o mundo. Identificar alterações na estrutura das mamas e compreender a sua relação com o desenvolvimento do câncer pode ser determinante para um diagnóstico precoce e maior chance de sucesso no tratamento.

Fonte: https://www.gov.br/dnocs/pt-br/assuntos/noticias/dnocs-reforca-a-importancia-do-outubro-rosa

🌸Estrutura das Mamas

As mamas passam por mudanças ao longo da vida, especialmente em decorrência de fatores como:

– Alterações hormonais: Desde a menarca (primeira menstruação), durante os ciclos menstruais, gravidez, amamentação e menopausa, o tecido mamário passa por modificações que podem influenciar a densidade das mamas, ou seja, quando você tem uma mama com maior quantidade de glândulas mamárias e pouca gordura, chamamos de mama densa, ou mama com uma densidade aumentada.

– Envelhecimento: Nesta etapa da vida a densidade mamária tende a diminuir, as glândulas mamárias são substituídas por tecido de gordura. 

– Genética e hereditariedade: Outro fator importante são as alterações em genes como BRCA1 e BRCA2 que estão associadas a um maior risco de câncer de mama.

Fonte: https://jessicamasto.com/o-que-sao-mamas-densas/

🌸 Mudanças estruturais que merecem atenção

É essencial conhecer suas mamas para reconhecer sinais de alerta que podem indicar alterações preocupantes, podemos citar:

– Presença de nódulos ou espessamentos: Um nódulo endurecido e fixo pode ser um sinal de malignidade.

– Alterações na pele: Vermelhidão, retrações ou aparência semelhante a “casca de laranja” podem ser sinais de câncer.

Aspecto casca de laranja.

Fonte: https://images.app.goo.gl/WPpFycN7AAhp1BFx8

Mama avermelhada. 

Fonte: https://pt.dreamstime.com/foto-de-stock-ferida-do-c%C3%A2ncer-da-mama-image77808243

Retração mamária.

Fonte: https://www.eumedicoresidente.com.br/post/cancer-de-mama

– Mudança no formato ou tamanho das mamas: Assimetria (diferença de tamanho entre as mamas) recente ou deformidades precisam ser avaliadas por um profissional de saúde.

Assimetria na mama.

– Secreções anormais nos mamilos: Secreção que sai pelos mamilos de modo espontâneo, com aspecto sanguinolento pode ser um indicativo de patologia.

 

Mamilo que deixa de ser no centro da aréola. 

Secreção nos mamilos.

Fonte: https://www2.unifap.br/unimulher/files/2024/03/10-MITOS-SOBRE-CANCER-de-MAMA.pdf

Fonte: https://www.tuasaude.com/12-sintomas-do-cancer-de-mama/#google_vignette

Fonte: http://www.dsvc.com.br/wp-content/uploads/2015/03/cancer-mama-2.png

Como podemos ajudar

No nosso Consultório de Enfermagem, oferecemos:

– Avaliação clínica das mamas: Examinamos as mamas e identificamos alterações suspeitas. Se necessário,  solicitamos exames complementares (ultrassonografia das mamas e mamografia).

– Educação em saúde: Fornecemos materiais educativos sobre prevenção e diagnóstico do câncer de mama.

🌸 Priorizar a saúde das mamas é investir em qualidade de vida. Agende uma consulta e conte conosco para cuidar de você!🌸

Autoras: Maria Luiza Barreto e Victória Dantas.

REFERÊNCIAS

INSTITUTO NACIONAL DE CÂNCER JOSÉ ALENCAR GOMES DA SILVA (INCA). Câncer de mama. Disponível em: https://www.gov.br/inca/pt-br/assuntos/cancer/tipos/mama. Acesso em: 6 jan. 2025.

INSTITUTO VENCER O CÂNCER. Câncer de mama: o que é? Disponível em: https://vencerocancer.org.br/tipos-de-cancer/cancer-de-mama-o-que-e/. Acesso em: 6 jan. 2025.

BRASIL. Ministério da Saúde. Câncer de mama. Biblioteca Virtual em Saúde. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/cancer-de-mama/. Acesso em: 6 jan. 2025.

HOSPITAL ISRAELITA ALBERT EINSTEIN. Câncer de mama. Disponível em: https://www.einstein.br/n/glossario-de-saude/cancer-de-mama. Acesso em: 6 jan. 2025.

Translate »
Skip to content