A jornada do autoconhecimento é um processo que envolve nossas relações com o ambiente ao nosso redor, mas também em como enxergamos o nosso corpo. Uma dica importante para essa jornada, é começar a olhar para si.
Fonte: Canva,2023.
Dica n° 1: Comece se observando!
Ao fazer esse exercício, desapegue dos padrões de beleza inatingíveis, aqueles que mostram as mulheres ‘’perfeitas’’ nas redes sociais, revistas, TV e comerciais, A beleza real existe! Por isso valorize a real beleza que existe em você.
Vá até um espelho, e se olhe do jeito que você estiver. Explore o seu corpo e perceba suas características. Esse momento é seu! Se preferir coloque uma música para fazer parte desse momento. Antes de tudo é preciso saber que o seu corpo te pertence e ele não é um padrão. Na verdade, se trata de um padrão que é particularmente seu!
Dica n° 2: Que tal anotar sobre o que você observou?
Com uma caneta anote o que você admira no seu corpo. Talvez você se apegue a alguns padrões, mas tente esquecer um pouquinho deles e se observe! Explore cada parte de si, e lembre-se que a beleza mora na diversidade dos corpos.
Dica nº3: Para além da beleza física, que tal anotar coisas que você admira em você? Seu humor, empatia…
– Faça o download do seu material para te ajudar nessa jornada 🙂
Click no link abaixo para baixar o material.
Autor: Thayná Oliveira Paixão
Referências:
HOLTHAUSEN, Ieve; ANDRADE, Naila (Orgs.). Mandala Lunar 2023: um caminho de autoconhecimento. Porto Alegre: Mandala Lunar, 2023.
Mc Gowan, Marcela. Senta que nem moça: Um guia descomplicado sobre sexualidade e prazer. São Paulo, 2021. 256p.